A reestruturação gradual e crescente no seio do IST com vista à sua permanente evolução e adaptação às exigências que lhe são requeridas, nomeadamente a adequação das estruturas organizativas de apoio, visa a renovação e revitalização da qualidade e auditoria internas, permitindo a fomentação de um ambiente humano e físico favorável, com vista à sua consolidação e complementaridade entre a natureza unitária do IST e a sua crescente autonomia financeira.
Esta área permitirá aos serviços e colaboradores clarificar algumas ideias no que diz respeito à auditoria interna, dando um conhecimento generalizado sobre as suas funções, objetivos e meios com vista a uma implementação de metodologias para a melhoria da eficiência e consequentemente, das respetivas atividades.
A Auditoria
Na sua vertente de auditoria e qualidade, o gabinete pretende efetuar auditorias, inquéritos e inspeções com o objetivo de apreciar a legalidade dos atos e avaliar o desempenho e a gestão administrativa dos serviços, adquirindo um papel fundamental na melhoria contínua do sistema de controlo interno e procedimentos do IST, quer através da identificação de erros, quer através da elaboração de propostas para a sua resolução. E ainda, contribuir para a melhoria da qualidade, elaborando instrumentos que garantam um maior rigor, tanto na simplificação de processos e procedimentos, como na concretização de tarefas e documentos.
A Qualidade
A Qualidade é uma aposta estratégica. Cumpri-la introduz vantagens, quer ao nível do aumento da eficiência que a melhoria nos processos permite, quer pela contribuição para o reforço da confiança e da imagem dos serviços.
A Qualidade permite testar a conformidade dos nossos processos de trabalho através da existência de normas que para além dos benefícios internos para a entidade, seus funcionários e colaboradores, constitui um importante fator de diagnóstico.
“A qualidade em serviços públicos é uma filosofia de Gestão que permite alcançar uma maior eficácia e eficiência dos serviços, desburocratização e simplificação de processos e procedimentos e a satisfação das necessidades explícitas e implícitas dos cidadãos” (artigo 4º do Decreto-Lei nº 166-A/99, de 13 de Maio).
Auditoria Interna
Atividade independente, objetiva e de aconselhamento desenhada para adicionar valor e melhorar as operações da organização. Deverá ajudar uma organização a atingir os seus objetivos pela abordagem sistemática e disciplinada no sentido de avaliar e melhorar a efetividade do sistema de controlo interno, de gestão de risco e processos de governo. (Internal Control and Internal Auditing: Guidance for Directors Managers and Auditors).
Qualidade | Auditoria Interna |
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Proporcionar um serviço que vá ao encontro das necessidades; | Assegurar a uniformização e conformidade dos procedimentos; |
Criar uma dinâmica de melhoria contínua; | Dispor de um sistema devidamente organizado, funcional e eficiente; |
Aumentar os níveis de confiança nos processos internos. | Detetar irregularidades e aplicar ações corretivas. |
Melhor Imagem Interna e Externa |
Documentos Orientadores AQAI
- Código de Ética na Auditoria Interna
- Guia para a Auditoria Interna
- Official IIA Glossary – novembro 2020