Instituto Superior Técnico

Área para a Qualidade e Auditoria Interna

Processos e Procedimentos

O Processo

É um conjunto de procedimentos que transformam as entradas em resultados ou impactos, e deste modo acrescentam valor. A natureza dos processos nos serviços públicos pode variar entre as atividades relativamente abstratas, tais como as que apoiam o desenvolvimento das políticas ou a regulação das atividades económicas, até atividades muito concretas de prestação do serviço.

Diagrama dos Procedimentos

Os Procedimentos

Descrevem a forma de realizar as atividades e ativar os processos, especificando o seu controlo, tendo em atenção a sequência de tarefas, detalhes e responsabilidades, os equipamentos e os documentos a utilizar para uma ótima gestão e condução de registos.

Para que os processos e procedimentos sejam aplicados corretamente devem ser acompanhados de princípios:

  • Organização focada no cidadão/utente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Introdução das regras e procedimentos;
  • Aproximação sistemática a regras de gestão;
  • Melhorias contínuas;
  • Aproximação de facto, aos processos de decisão;
  • Benefícios recíprocos nas relações com fornecedores

Só assim será possivel alcançar os benefícios desejados: