Instituto Superior Técnico

Área para a Qualidade e Auditoria Interna

Dia Internacional contra a Corrupção – 9 de dezembro

9 de dezembro, 2014

A corrupção não é um problema dos outros nem um tema distante. É uma questão que a todos diz respeito e que, como risco, está muito mais próxima do cidadão comum do que à primeira vista julgamos. Tudo começa num pequeno favor, mas progride rapidamente como um flagelo que atinge a dimensão da criminalidade. Eis por que razão a prevenção da corrupção tem de estar na primeira linha das preocupações de uma sociedade democrática. Precisamos de leis simples e claras, em número limitado. Exige-se uma prevenção persistente que preveja os riscos e que salvaguarde os conflitos de interesses devendo contar com uma adequada e eficaz investigação criminal.

Cada função deve ater-se aos seus limites e articular-se numa complementaridade que reforce a cidadania ativa, também a formação cívica o envolvimento das escolas e dos projetos educativos, a participação de estudantes, professores, famílias e comunidades constituem elementos essenciais desta causa cívica.

A Democracia e o Estado de direito precisam de todos.

Guilherme d’Oliveira Martins

Subscrever Feed de Notícias