Instituto Superior Técnico

Área para a Qualidade e Auditoria Interna

Qualidade e Auditoria Interna

A reestruturação gradual e crescente no seio do IST com vista à sua permanente evolução e adaptação às exigências que lhe são requeridas, nomeadamente a adequação das estruturas organizativas de apoio, visa a renovação e revitalização da qualidade e auditoria internas, permitindo a fomentação de um ambiente humano e físico favorável, com vista à sua consolidação e complementaridade entre a natureza unitária do IST e a sua crescente autonomia financeira.

Esta área  permitirá aos serviços e colaboradores clarificar algumas ideias no que diz respeito à auditoria interna, dando um conhecimento generalizado sobre as suas funções, objetivos e meios com vista a uma implementação de metodologias para a melhoria da eficiência e consequentemente, das respetivas atividades.

A  Auditoria

Na sua vertente de auditoria e qualidade, o gabinete pretende efetuar auditorias, inquéritos e inspeções com o objetivo de apreciar a legalidade dos atos e avaliar o desempenho e a gestão administrativa dos serviços, adquirindo um papel fundamental na melhoria contínua do sistema de controlo interno e procedimentos do IST, quer através da identificação de erros, quer através da elaboração de propostas para a sua resolução. E ainda, contribuir para a melhoria da qualidade, elaborando instrumentos que garantam um maior rigor, tanto na simplificação de processos e procedimentos, como na concretização de tarefas e documentos.

A Qualidade

A Qualidade é uma aposta estratégica. Cumpri-la introduz vantagens, quer ao nível do aumento da eficiência que a melhoria nos processos permite, quer pela contribuição para o reforço da confiança e da imagem dos serviços.

A Qualidade permite testar a conformidade dos nossos processos de trabalho através da existência de normas que para além dos benefícios internos para a entidade, seus funcionários e colaboradores, constitui um importante fator de diagnóstico.

“A qualidade em serviços públicos é uma filosofia de Gestão que permite alcançar uma maior eficácia e eficiência dos serviços, desburocratização e simplificação de processos e procedimentos e a satisfação das necessidades explícitas e implícitas dos cidadãos” (artigo 4º do Decreto-Lei nº 166-A/99, de 13 de Maio).

Auditoria Interna

Atividade independente, objetiva e de aconselhamento desenhada para adicionar valor e melhorar as operações da organização. Deverá ajudar uma organização a atingir os seus objetivos pela abordagem sistemática e disciplinada no sentido de avaliar e melhorar a efetividade do sistema de controlo interno, de gestão de risco e processos de governo. (Internal Control and Internal Auditing: Guidance for Directors Managers and Auditors).

Qualidade Auditoria Interna
Proporcionar um serviço que vá ao encontro das necessidades; Assegurar a uniformização e conformidade dos procedimentos;
Criar uma dinâmica de melhoria contínua; Dispor de um sistema devidamente organizado, funcional e eficiente;
Aumentar os níveis de confiança nos processos internos. Detetar irregularidades e aplicar ações corretivas.
Melhor Imagem Interna e Externa